“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Terra Fria??? Terra Quente??? Afinal onde estamos???



A região de Trás-os-Montes e Alto Douro apresenta um ambiente geográfico de grande diversidade resultante da sua posição interior e da sua própria geomorfologia.
Assim, o cordão montanhoso litoral que se desenvolve do Alto Minho ao Alvão-Marão constitui uma barreira geográfica que tem influência decisiva na ecologia da região e tem sido um factor de forte isolamento físico, só há pouco tempo desfeito pelo troço IP4 do Marão.
A sua posição interior faz com que esteja fechada às influências marítimas não só pelo oeste como também pelo norte, sistema Galaico-Duriense (El Teleno, 2188 m) e pelos Cantábricos. Pelo oriente, sofre a influência do planalto Castelhano-Leonês e pelo sul a do planalto Beirão e Maciço Central, prolongamento do sistema Central Ibérico (Almançor, 2592 m, Serra da Estrela, 1993 m).
Interiormente, dada a variada geomorfologia, a região apresenta duas zonas bem definidas e há muito explicitadas nas designações regionais de Terra Quente e Terra Fria. O seu clima é também bem evidente quando se enuncia o refrão popular de nove meses de inverno e três de inferno. Na realidade o clima tem características continentais mas com regime tipicamente mediterrânico devido a uma xerofilia estival, muito marcada. A distribuição da precipitação é enorme já que varia desde mais de 2500 mm nas montanhas ocidentais aos 1500 mm nas montanhas do interior situadas a norte e os 400 mm nos vales encaixados do Douro Superior. Os valores de temperatura variam entre extremos bem acusados, pois podem verificar-se -16° C nos planaltos da Terra Fria de Bragança-Miranda e os 46° C no Vale do Douro. É neste ambiente geográfico que se desenvolve uma ocupação humana concentrada em aldeias, vilas e cidades que nos últimos anos tem sofrido algumas alterações, principalmente no que se refere a desertificação dos campos com emigração massiva para o estrangeiro, grandes centros populacionais do litoral e ultimamente para os maiores agregados populacionais da região, nomeadamente Bragança, Vila Real e Chaves.
Mas e nós onde estamos? Terra Quente? Terra Fria? Pois é depois de muito investigar este aspecto do qual sendo transmontano me envergonhava não dominar, cheguei à conclusão que estamos na Terra Fria... A divisão é feita a partir da altitude que influencia o clima determinantemente na nossa região. Assim os lugares acima dos 600 metros de altitude são catalogados por Terra Fria e os a altitudes inferiores são designados Terra Quente... Em termos gerais os municipios do Alto Trás os Montes como Montalegre cuja altutude maxima roça já os 1600 metros de altitude, Boticas, Chaves, Vinhais, Braganca, Miranda, Vila Pouca de Aguiar... se bem que mesmo dentro destes municipios haja zonas de transição, pois a cidade de Chaves está já nessa zona... Terra Quente é o denominado vale do Douro e suas ramificações no vale da Vilariça, dos rios Tua e Sabor, onde a amendoeira é raínha e se produz vinho de excelência. Assim a nossa aldeia cuja altitude varia dos 600 metros nos pontos mais baixos até aos 800 metros nos pontos mais altos situa-se na Terra Fria... Que não é quente todos nós ja sabemos...
Bem hajam todos...
Bem vindo Cesar!

1 comentário:

Anónimo disse...

É com orgulho que visito este blog pois visito Paradela de Monforte nas férias.