“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 3 de dezembro de 2006

Pormenor



Este cruz está num portal de uma casa da Aldeia. Dou um doce a quem adivinhar de que casa se trata.

5 comentários:

Anónimo disse...

é uma casa vizinha do forno do povo, mas já não sei de quem é...

Anónimo disse...

... em frente à casa do "Vidinha"

Anónimo disse...

é a antiga casa da pirelha que hoje é do Alcino da Bela Filha do feio... e onde morou durante muitos anos o meu tio António mais conhecido por "TONHO"... querem mais PORMENORES

Anónimo disse...

andreia conheses bem a estoria dessa casa. normal tambem foi a tua familia. porque nao acabas os detalhes ja que comessas. estou com saudades da minha terra querida que ja la vao trez anos que nao vejo. parabens pela pagina esta exselente e obrigado por ajudarens os imigrantes a matar a saudade ddessa terra que nos e tao querida. um abraCO DE ESTE VOSSO AMIGO.QUE ESTA CHEIO DE SAUDADES DA TERRA E DESSES AMIGIS QUE AI DEIXEI

Anónimo disse...

ola andreia gostava muito de me escraver com os meus amigos de ai se algum dia quie^seres entra na net comigo o meu email e miguel31183@hotmail.com