“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 18 de março de 2007

Alerta de Frio

Imagem de Satélite:





Ola amigos Fidalgos... Finalmente consegui aceder novamente a este nosso espaço! :)





Depois de vários dias com temperatutas anormalmente altas, a situação vai mudar, nomeadamente na nossa região...


Amanha entrará nas nossas latitudes uma perturbação de origem polar que trará consigo uma importante queda dos valores das temperaturas... O AA dos Açores encontra-se centrado a norte do Arquipelago, este associado a uma depressao que se está a formar no norte de Itália formaram um corredor de ar frio que trará até à peninsula ar muito frio de procedência polar, como podem ver na última imagem d satélite!





Assim em Paradela teremos:

Amanhã: Céu Nublado, aguaceiros fracos, que poderão ser de neve ou água neve ao fim do dia por cima dos 600/700m, atenção ao vento que soprará de componente norte, moderado a forte com rajadas até 80 km/h... Temperaturas em notável queda, a maxima não irá além dos 7 ou 8 graus, as mínimas vão cair para valores negativos...
Espero que a informação seja de utilidade para todos vocês... Atenção agricultores às geadas negras que poderão aparecer lá para o fim da semana!

1 comentário:

cesar cunha disse...

Haja um bom vinho, fumeiro e fogueira e tudo se aguenta.

Saudacoes Fidalgas

Cesar Cunha
USA