“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 1 de julho de 2007

Maravilhas de Paradela



Depois das Maravilhas de Portugal, de Chaves, chegou a vez de eleger as Maravilhas de Paradela. Entre as candidatas temos:

Café Fidalgo
Capela Nossa Senhora da Penha
Capela Nossa Senhora do Rosário
Casa da Barbie
Casa Sarmento
Casolas do Cabanco
Fonte dos Namorados
Forno do Concelho
Igreja Nossa Senhora das Neves
Moinho do Torneiro
Nicho da Senhora da Boa Viagem
Pipa
Ponte de São Martinho
Portal da Casa do Pirelho
Ruínas do Moinho dos Coelhos
Sede da Junta de Freguesia
Tanque da Bandeira

A votação para a eleição das melhores sete destas candidatas estará dispovigel até ao próximo dia 7 de Julho, através do mail fidalgosdeparadela@gmail.com, podendo também serem sugeridas novas candidaturas.

Saudações Fidalgas

4 comentários:

Anónimo disse...

Pessoal, toca a contribuir.
A minha votação é:

Tanque da Bandeira, Pipa, Capela, Srª Penha, Igreja, Forno, Ponte S. Martinho.

Saudações Fidalgas

Anónimo disse...

Igreja Matriz sem dúvida! Onde se junta o antigo com a modernidade!

Anónimo disse...

Olá amigos! Eu cá voto na Ponte São Martinho, nas Ruínas dos Moinhos dos Coelhos!(Bem que poderiam ser reabilitados e criar aí um caminho pedestre turístico), na Igreja, Capela Sra do Rosário e na Junta de Freguesia!

A fonte dos namorados devia ser devolvida a todos nós e merecer alguma intervenção do poder local, o mesmo devo dizer da Pipa que pelos motivos que conhecemos, não podemos beber da sua água, os prevaricadores continuam impunes, num País de direito isto não se passava... :(

Joaquim peço-te que tentes informar-nos a cerca das festas da nossa terra, ouvi rumores, os quais não quero acreditar, que este ano não haverá festa! Isto entristece-me a ser verdade!

Anónimo disse...

Casa da Barbie no Santinho! Para os guias turísticos, JÁ!!!