“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Blogagem Colectiva


O Blog Fidalgos de Paradela venceu a Blogagem Colectiva denominada Festas e Tradições, promovida pelo Blog Aldeia da Minha Vida, com a História da Tradição da Festa de Nossa Senhora das Neves. Num total de 199 votantes, conseguimos 48, mais dez que o segundo classificado, o Blog de Segirei. De realçar o facto de que os dois, texto/história mais votado foram do nosso concelho. Agora falta a confirmação do juri.

3 comentários:

Susana Falhas disse...

A decisão do júri será publicada amanhã, sexta-feira. Até lá amigos fidalgos!

Abraço, Susana

oscar santos disse...

Parabéns a todos que de alguma forma contribuíram e contribuem para manter este blog muito atractivo, colocando a nossa querida aldeia “ no mapa “ como se costuma dizer!!
É de agradecer ao J. Carvalho, pelo seu trabalho desenvolvido no blog, pois graças a ele vamos ganhar a Blogagem Colectiva. Obrigado a este Fidalgo, que mesmo distante está sempre presente.
Oscar Santos.

Elvira Carvalho disse...

De há muito que o público tinha votado o vencedor, mas faltava a confirmação do júri. Ela aí está, e eu também para lhe dar os parabéns.
O texto é muito bonito e a sua vitória tem mais mérito porque havia participantes muito fortes e com textos muito bonitos.
Um abraço, e mais uma vez parabéns.
Bom fim de semana