“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Época venatória

A época de caça está aí à porta. Já não falta muito para que os primeiros cartuchos sejam disparados, mas ainda há tempo de fazer uma revisão às armas e fazer-lhes uma limpeza .
As imagens (abaixo) contêm alguma informação útil, principalmente aos caçadores fidalgos . Podemos verificar que o numero de candidatos á obtenção de carta de caçador nas épocas descritas teve uma ligeira descida, o mesmo não se diz ao número de licenças obtidas, que nos últimos anos tem tido um decréscimo considerável ! Estes números devem-se ao facto da obtenção de licença e carta de caçador serem mais difíceis . As leis da caça tornaram-se mais rígidas ! Por vezes os novos não tem possibilidades de suportar os custos e/ ou os mais velhos não terão tanta paciência perante as exigências impostas nesta actividade .
Nota: a abertura à caça estava prevista ser no dia 15 de Agosto, no entanto, houve uma pequena alteração na data estipulada, será então no próximo dia 22 de Agosto .






1 comentário:

isabel pires disse...

ola boa tarde,eu queria ver as fotos da festa já entrei varias vezes mas não vejo nada,seria possível pode las ver.....queria ver as da senhora das neves