“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sábado, 24 de setembro de 2011

Programa da festa em honra de Nª Srª da Boa Viagem

4 comentários:

Anónimo disse...

No dia em que deviam fazer a festa da Srª da Penha?
Não fazem e agora inventam a festa da Srª da Boa Viagem. Parece que anda tudo virado do avesso.

Anónimo disse...

Mas que boa ideia de faser a festa a Nossa Sra da Boa Viagem, pois ela bem merece !! Tem ajudado muitos emigrantes que tem fe n'ela, e eu sou a primeira a acreditar nos seus milagres ! E se conhecerem a historia d'esta senhora de certesa que ficavao tao emocionados como eu. Certo era o dia da nossa Sra da Penha, mas a muitos anos que fazem a festa no mes de agosto. Por isso nao liguem aos comentarios que foi enventada !! Isabel.

Anónimo disse...

Uma vez que tem ajudado muitos emigrantes, e não coloco nada disso em causa, deviam fazê-la também em Agosto que é quando cá estão todos.

Isabel disse...

Era bem bom no mes de Agosto!!!mas como dizem ja a muitas....quanto aos emigrantes de certeza que alguns deicharao uma pequena ajuda,porque deve ser esse o problema de muita jente.....sera tambem o seu caro anonimo???so da quem quer!!!!!um abrasso.