“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Um dia dedicado a Nossa Srª da Boa Viagem

Como tantos outros dias, o dia de sábado foi soalheiro neste verão de outono, mas diferente na forma como foi passado para os fidalgos. Pela primeira vez o dia foi dedicado à Santa Nossa Senhora da Boa Viagem, que para os crentes é a protectora nas inúmeras viagens que se fazem por esse mundo fora.
A princípio, quando se divulgou que iria ser realizada esta festa, houve gente que discordava deste efeito, mas na verdade excedeu as espetativas !
Algumas crianças também participaram na procissão com o bonito gesto de segurarem nas fitas, bem como as que representavam as cruzadas .

A procissão saída da igreja, mostrou-se magnífica, a celebração da Eucaristia presidida pelo nosso Pároco padre Delmino junto ao nicho foi o ponto mais alto do evento .
Muita pena foi a minha de não poder ter presenciado a bonita procissão e a missa campal
Como forma de agradecimento ou pelo simples acto de fé, ao longo do dia fidalgos iam dando donativos e parabéns aos que levaram a cabo este acontecimento. Como descrito no cartaz, à noite houve arraial animado pelo grupo musical 3ª Geração, sediado em Fiães, concelho de Valpaços, do qual fiz um pequeno vídeo que estará disponivel mais tarde.
Resta-nos dar os agradecimentos à Ana Ferreira e a todos os que apoiaram esta iniciativa, ao Adamastor por nos ter disponibilizado as fotos, e por fim, desejar uma Boa Viagem a quem anda na estrada.

6 comentários:

Isabel gomes disse...

Obrigado Paulo mais uma vez nos fazes partilhar uma boa coisa passade Na nossa terra nos que estamos longe gostamos sempre de ter noticias da nossa terra.....que nossa senhora da Boa Viagem nos protèja e nos continue a dar sempre boas viagens !!!!! Um abraco.

Anónimo disse...

Ola a todos os fidalgos, Paulo tambem eu te quero agradecer pela linda reportagem que fiseste deste maravilhoso dia que dedicamos , como tu bem disseste à nossa Senhora da Boa Viagem!!!!!
Aproveito para agradecer a minha querida familia que tanto me ajudaram e apoiaram a realizar esta pequena festa Para a NSDBV, e tambem a todos os fidalgos da nossa terra que me ajudaram, ums com trabalhos e outros com ofertas, Obrigada !
So tive pena a Isabel nao ter ca estado, teria tido orgulho de ver a linda festa que a N.S da Boa Viagem teve.
Um abraco Amigo a todos
Ana Ferreira

Isabel gomes disse...

Obtigada Ana E Verdade que tenho muito Orgulho n'a nossa senhora da Boa Viagem!!! Mas Tambem tenho Orgulho de saber que se pode contar contigo para te ocupares Tambem DELÀ !!!! Muito obrigad e continua sempre com a mesma coragem ..... Senti muita pena nao poder Estar présente mas acredita que estive convosco de Alma e coracao!!!!!! Um beijinho

Anónimo disse...

parabens Paulo mais uma vez fizeste um bom trabalho.continua assim k ha sempre kem agradessa.

Anónimo disse...

bela festa.obrigado paulo por nos mostrares estas lindas imagens

sara lameiras disse...

obrigada Paulo por estas imagens magnificas!!!tive muita pena nao poder estar presente,mas fico contente poder ver o meu filho nas fotografias...comprimentos.