“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Domingo, 5 de Agosto Festa de Nª Srª das Neves.





Caros Fidalgos, este ano, a celebração do dia da nossa padroeira Nª Srª das Neves, coincidiu com o Domingo. A aldeia estava bem composta, quer por fidalgos residentes, ou por aqueles que vieram de outros pontos do país, de férias (o meu caso), ou de fim-de-semana e também do estrangeiro com os nossos emigrantes. A igreja encheu para a celebração da eucaristia, durante a qual se realizou um batizado, o de João Manuel, filho da Paula, neto do José Manuel (presidente da freguesia), uma data também comemorativa para o Eusébio Gonçalves e para a Isabel, os quais celebram as bodas de prata (25 anos de casados), a todos o Blog dos Fidalgos dá os parabéns.
O andor da Sª das Neves estava muito bonito, assim como os altares da igreja, no final o arrematar dos cachos de uva, feito pelo ilustre Ti Domingos Galego, rendeu 70 Euros, uma boa oferta nos tempos que correm, uvas essas que foram leiloadas para o Elias Gonçalves.
No ano findo, no que concerne ao zelar pela igreja o casal Alcino e Isabel (bela), cumpriram zelosamente o seu voluntariado, como tal, aqui fica uma mensagem de agradecimento aos mesmos pelo trabalho dedicado ao longo do ano e, aos novos mordomos, António e Ana Pereira, um também obrigado pela continuação do manter viva e continuada esta bonita tradição.
As imagens da saída do ramo e do afamado jogo de bola CASADOS vrs SOLTEIROS, apitado pelo Ermesindo, serão aqui disponibilizadas mais tarde pelo nosso bloguista Paulo Ferreira, sendo o resultado favorável a comunidade casada 3-1. Faltou o prometido cordeiro… mas não está esquecido!!!!


1 comentário:

Anónimo disse...

obrigado óscar pelas fotos,da sempre para matar saudades......obrigado

isabel pires