“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Feliz Natal


Desejo a todos os Fidalgos, um Natal cheio de Felicidades, de Amor e Paz.


Que todos nós tenhamos a consciência que o rancor, o ódio, e outros sentimentos mesquinhos, apenas corrompem nossa alma.


Que tenhamos a Paz de Espírito para termos o discernimento de que fazemos aquilo que é justo e correcto para nós e para os nossos semelhantes.


Que tenhamos o prazer de ser útil a alguém.


Que neste Natal os anjos desçam do céu e iluminem o nosso sorriso para que ele se torne tão sincero como o de uma criança.


2 comentários:

Águas Frias disse...

Caro Joaquim Carvalho:
Venho desejar-lhe um FELIZ e SANTO NATAL, extensível a toda a sua Família, assim como a todos os residentes, naturais ou simplesmente amigos de Paradela de Monforte
Um abraço sincero
Mário Silva

adam brown disse...

hello, i emailed you but got an error. anyway here's the reg cleaner i uses, this shit is good, don't stay without protection!