“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Alerta para Tempo Quente dos próximos dias...

Olá a todos!

O Verão chegou e definitivamente vai-se instalando pelas nossas latitudes...

Já muito se fala nos meios de comunicação social acerca de uma eventual onda de calor nos próximos dias, pois bem estará calor, mas não suficiente para falar nesta situação extrema, falando claro em relação à nossa terra, PARADELA!

Previsões para PARADELA:

FREE METEO:




METEOBLUE:




Temperaturas by ACCUWEATHER:



Os alertas são os habituais, a lavoura não pode esperar, mas aconselha-se que evitem as horas centrais do dia em exposição directa ao sol, os Ìndices UV estarão em valores extremos, o melhor é levantar cedo para tratar das culturas e optar pela rega ao final do dia sempre acompanhados de um chapeu; deve-se proteger as crianças e ter em especial atenção os mais idosos.

Espero que a presente informação seja útil.

Sem mais assunto.

Sem comentários: