“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Chaves candidata-se a Património Mundial da UNESCO


A Câmara Municipal de Chaves anunciou hoje a candidatura da cidade a Património Mundial da Humanidade pelo seu património cultural e histórico, em especial pelo legado deixado pelos romanos que construíram a ponte e a termas descobertas este ano.

O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, referiu que o ano de 2008 marca uma viragem para a cidade de, permitindo-lhe reunir as condições necessárias para a candidatura a Património Mundial da UNESCO, noticia a Lusa.

O autarca explicou que apenas este ano foi reconhecida a existência de um balneário termal romano, descoberto no decorrer de escavações arqueológicas realizadas no largo do Arrabalde, que é "considerado como um dos maiores da Europa" e que já foi alvo de uma candidatura a monumento nacional.
"Também só este ano foi aprovada a candidatura, no valor de 10 milhões de euros, com vista à regeneração do centro histórico, o que vai permitir uma melhor funcionalidade desta zona da cidade", frisou.

A estes dois factos juntam-se os vários monumentos nacionais e de interesse histórico existentes na cidade: a ponte romana, as termas de Chaves, o castelo, as muralhas medievais e os fortes de São Francisco e de São Neutel.

"Tudo isto junto permite-nos pensar que reunimos todas as condições para a nossa cidade ser classificada como Património Mundial da Humanidade", afirmou o autarca.

O grande objectivo da câmara é o "reconhecimento internacional da cidade e do património de Chaves, o reforço da identidade e o desenvolvimento sustentável", revela João Batista.

O primeiro passo "deste longo caminho" passa pelo reconhecimento por parte do Estado português e pela inclusão de Chaves na lista identificativa do Estado dos locais património mundial.

"Desde que a nossa candidatura seja aceite há um período mínimo de dois anos para uma decisão final", salientou o autarca.

A comissão executiva da candidatura, que será liderada pelo arqueólogo Sérgio Carneiro, será aprovada na próxima reunião camarária, a realizar quinta-feira.

Será também constituído um conselho consultivo e uma comissão de honra que, segundo o presidente da edilidade, será presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
Em Portugal já existem 12 sítios que integram a lista da UNESCO, desde os centros históricos do Porto, Évora ou Guimarães ao Alto Douro Vinhateiro.

Fonte: Lusa

Dou os meus parabéns ao Sr. Presidente da Câmara pela candidatura da nossa cidade!

Direi mais, carros na Ponte Romana NUNCA MAIS!

Sou um Flaviense orgulhoso das origens! Viva a nossa terra!

Sem comentários: