“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Eurovision Song Contest 2010

Faço este post em especial para os nosso emigrantes que ainda vibram com o ESC, é daqueles momentos em que todos contamos e a diáspora na Europa é fundamental para uma boa classificação para Portugal. Já estão disponíveis no site da RTP as canções candidatas a representar o nosso país em Oslo, a fase de votação on-line está disponível desde ontém dia 21 de Janeiro e está nas nossas mãos escolher as que passam à semi-final de onde sairá a grande vencedora... Posso desde já adiantar que os registos permanecem (parece-me) muito fracos (o costume) com muitas baladas que já demonstraram nos últimos anos não vingar lá fora, há uma excepção que se está a tornar na grande favorita, chama-se "Canta por Mim" de Catarina Pereira, deixo aqui um cheirinho desta música que poderá finalmente levar a RTP com uma música ao nível de muitos países de Leste...



Chaves em festa na Eurovisão...
Deixo aqui também uma dica para os EurovisionFans de Chaves...

"Na cidade de Chaves já começaram os preparativos para a festa do próximo dia 6 de Fevereiro.
A iniciativa é promovida pela OGAE Portugal e tem por objectivo levar, a mais uma cidade do país, os ritmos e os sons do Festival Eurovisão da Canção.



"A festa, "I Love Eurovision", vai decorrer no "Bfashion - club bar lounge", em Chaves e, de acordo com Leonel Fernandes, um dos responsáveis do evento, "será uma grande noite de convívio entre fãs e simpatizantes do Festival Eurovisão da Canção", disse.

"Queremos que seja uma noite divertida e muito animada", acrescentou.

A festa será precedida de um jantar, no restaurante típico "Taberna Benito", no centro histórico da cidade.
Esta será também uma oportunidade, sublinhou Leonel Fernandes, de conhecer e visitar "a bonita cidade de Chaves".

Um dos pontos altos, desta noite eurovisiva, será a presença de alguns concorrentes ao Festival da Canção 2010."

Texto:OGAE

Sem comentários: