“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 14 de março de 2010

Cheirinho a Primavera

Depois de tantos dias cinzentos e esperando pelo bom tempo, finalmente chegou o sol radioso e com ele o desenvolvimento do reino das plantas .

O desabrochar da amendoeira em flor é o desejado anúncio da Primavera .

A flor da amendoeira é a flor deste mês, infelizmente o clima da nossa região não é propício às amendoeiras . Podemos encontrá-las em grande abundância na terra quente e deslumbrar a agradável paisagem colorida de branco, o que a torna simplesmente magnifica !

Faltando alguns dias para a Primavera e, não esperando por calendário, começa a grande azáfama dos insectos e das pequenas aves . É o fervilhar de vida nos campos depois de tanto tempo adormecida .
Os "pincheis"
Já podemos encontrar os bonitos "malmequeres"...

as pascoas e o seu agradável cheiro .

Encontrei também urzes com flor de uma coloração lilar . Lá ao fundo, em segundo plano, vê-se uma árvore com um aspecto sinistro, o que me despertou alguma atenção .

Vistas do fojo na sua forma natural sem a intervenção humana .

Estou ansioso para poder tirar umas boas fotos primaveris . Com o pouco que ainda há para fotografar, ainda consegui estas boas imagens !

As fotografias são todas de minha autoria, tiradas sábado 13 de Março .

1 comentário:

Márcio Santos disse...

Como sempre, muito bom!