“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 22 de agosto de 2010

A lenda de Nossa Srª das Neves

"Nossa Srª das neves"
Já contavam os pais dos nossos pais e os pais deles a lenda da Padroeira da aldeia . Reza a lenda que numa noite a igreja da nossa terra foi visitada pelos amigos do alheio . Pela calada da noite, sem que ninguém desse por nada, os intrusos entraram na igreja para levar a imagem de N. Srª das Neves rumo à vizinha aldeia de Águas Frias . - A partir deste ponto, a história contada por alguns fidalgos diverge um pouco ; Uns crêem que a Nossa Srª seria levada ao colo até ao ribeiro da mór negra . Posteriormente , perante a dificuldade que lhes foi surgida, um carro de bois seria uma boa tentativa na travessia do ribeiro; mas ... outros, crêem que foi levada num carro de bois que os esperava perto de Paradela . Um pouco descrente nesta lenda, mesmo assim, optei pela segunda versão, parece-me ser a mais convincente .
Continuando...


"Caminho que atravessa o ribeiro da mór negra"

O trajecto seria feito num carro puxado por uma junta de bois, em que em cima seguia, emparada por alguém, a imagem da Srª das Neves . A viagem foi feita sem nenhum percalço até ao dito ribeiro . Este seria o local que marcaria o fim do percurso . Impedidos por alguma força oculta, talvez divina, estes mal-feitores não puderam prosseguir caminho até ao destino bem próximo dali . As tentativas na travessia do ribeiro foram em vão, pelo que tiveram que regressar com a Santa para trás, onde foi colocada no seu devido lugar, permanecendo aí, desde então, até aos dias de hoje, saindo uma vez por ano; data em que se venera a festa em Sua honra .

Sem comentários: