“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Arco-íris

Quando chove e faz sol em simultâneo, o resultado dá neste fenómeno meteorológico muito colorido ! Também lhe podemos chamar arco-da-aliança, arco-celeste, arco-da-velha ou arco-da-chuva .

4 comentários:

Anónimo disse...

e o arco-iris tem um significado...

Anónimo disse...

Quererá referir-se que o Arco-íris foi intitulado por Deus como a Arca-da-Aliança, que logo após o Dilúvio a Arca de Noé pousou em Terra firme no Monte Aratat, então Deus prometera que nunca mais iria inundar a Terra, desde então, a partir daí quando chovesse o Seu Arco apareceria nas nuvens, simbolizando o pacto estabelecido entre Deus e toda a carne vivente de toda a espécie que habita a Terra e por todas as gerações vindouras ?

Anónimo disse...

sim era mesmo isso,os catolicos sabem disso,e quem leu a biblia tambem.

Anónimo disse...

LINDA FOTO PAULO EU TIVE A SORTE DE VER ISO PESSOALMENTE.MAS EU VI DOIS ARCO-IRIS EMIDIO P F