“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 13 de julho de 2012


Foi a realizar um encontro( festa da catequese ) no dia 7 de julho no Santuário Santiago do Meiral, em Mairos. Como no ano lectivo, igualmente ancontece na doutrina quando se dá por concluído o ano aos catequizandos. A ideia deste evento partiu de um encontro de Convivas Fraternos, entre catequistas, o padre Delmino de Mairos e o padre Jorge de Vilarandelo.  Participaram cerca de 70 crianças e 20 catequistas, alguns deles vindos do concelho de Valpaços. A paróquia de Paradela foi também representada com 11 meninos, a cargo da Ana Ferreira.
Inicialmente, ainda se pensou no Santuário da Nª Srª da Penha em Paradela, pois daria um bom palco para este dia, desde logo ficou descartada a hipótese devido à inexistência de sanitários, faltando também uma mesa para um almoço partilhado por todos. O programa teve inicio às 10 horas, com ensaios de cânticos e leituras para a celebração da Eucaristia. Ainda na parte da manhã o padre Delmino foi realizar um casamento no santuário da Nossa Senhora da Penha.
Eram horas de repor as energias, e para o almoço, o pároco Delmino havia oferecido uma caldeirada de cabrito, além da contribuição de alimentos da parte da organização.
As minhas fotografias tem inicio na parte da tarde, altura em que cheguei a Mairos.

 Houve um passatempo onde todos colaboraram, formaram-se vários grupos de crianças e jovens, cada qual contava com uma catequista que os iria orientar e ajudar. A cada grupo foi-lhes dada uma parábola da Bíblia para lerem e traduzirem por suas palavras o verdadeiro significado que o texto descrevia. Uma vez entendido, teriam que dar largas à sua imaginação e  materializar o sentido da parábola.  
Não faltou dedicação, para no final mostraram a todos com muito empenho o que cada grupo tinha construído.

O lanche foi requintado por dois aniversariantes, o Hugo de Ervões(Valpaços) e a Diana de Paradela de Monforte, contribuindo com um delicioso bolo cada um, onde todos tivemos a honra de lhes cantar os parabéns!

Foi entregue uma t-shirt a cada um como pequena lembrança e um terço a todos os presentes.

Espera-se que na próxima oportunidade se volte a concretizar outro encontro de desfecho da catequese com um passeio de verão.
Os nossos parabéns a todos os os que se empenharam na elaboração deste dia.

Sem comentários: