“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

A Praia Fluvial



Estão em marcha as obras de construção da praia fluvial e de lazer de Paradela, junto à ponte de S. Martinho. Pelo que me foi transmitido pelo Presidente da Junta de Freguesia, José Manuel, vai ser composta por uma zona relvada junto à água e por um empedrado na restante zona de lazer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que para o ano já possa dar lá uns mergulhos....

Anónimo disse...

O mais certo é bateres com a cabeça no fundo....com a água que leva!!!!Bjs

Anónimo disse...

Olhaaaa quem e mt tempo q nao falo com voces... Entao vou fazer una praia flavia mt fixe vai ser un verao mt boa esste ano :-D claro que vou este ano porque faxo o minha graduacao escolaria...
Olha se vcs queren me contactar alguma vez so para falar e coisa assim meu msn e americano_271@hotmail.com


Andre Barrooooso(Americano)