“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Os Fidalgos de Massachusetts (Usa) Foram A Bola.

Como é do conhecimento vosso, o nosso Benfica esteve em digressão pelo Canada e os USA (New Jersey) na passada semana. No dia 28 de Maio realizou-se o encontro ente o Benfica e AEK de Atenas no conhecido Giants Stadium em New Jersey.

Como bons Portugas que somos foi organizada uma excursão para esse dia com um total de 57 pessoas, o autocarro e bilhetes para o jogo foi trabalho executado pelo organizador do evento o César.

Concentramo-nos pela manhã do dia 28 (6:30) no Club de Milford, saindo o autocarro pelas 7:00 da manhã, chegamos ao estádio pelas 11:00 da manhã onde se estacionou e se começou a comer e beber como e apanágio do Portuga. O jogo realizou-se pelas 14:30 havendo tempo antes para dar uma espreitadela para o Sporting-Beleneses que se jogava em Lisboa.

Concluído o jogo com a vitória do Benfica por 2-1, seguimos então para um restaurante português onde nos esperava um jantar estilo Bufete (self-service) onde a boa comida portuguesa não faltou como por ex.: Bacalhau assado com batatas a murro, Carne de Porco a Alentejana, Arroz de Cabidela, Feijoada a Transmontana, Favas estufadas com carne, Carne assada, sobremesas e bar aberto, etc. ...

Após o jantar e a famosa bica com licor ou bagaço, surgiu a melhor parte do dia, a comitiva Benfiquista acabara de chegar ao restaurante onde nos nós encontrávamos, havendo a oportunidade para conseguir alguns autógrafos e apertos de mão como por exemplo o do Adamastor ao Eusébio (Pantera Negra). Após a comitiva Benfiquista ter abandonado o local também tinha chegado a nossa hora de regressar a casa, saindo the New Jersey as 19:00 e chegando a casa por volta das 00:00.

Aqui lhes mando algumas fotos do nosso passeio, que como terão oportunidade de ver, onde há Fidalgos, a boa disposição e alegria nunca faltam.

Saudações Fidalgas
César Cunha





1 comentário:

Márcio disse...

SLB Sempre! GD CHAVES Sempre!

Um grande bem haja a todos os nossos emigrantes espalhados pelo mundo...

PS: César, e uma dietazita, não???