Os flavienses andam ainda a digerir o fecho do bloco de partos do Hospital de Chaves e há já quem veja aqui uma oportunidade de negócio.
A maternidade é um dos serviços destacados pelo futuro hospital privado da cidade, agora apresentado.

Teófilo Ribeiro Leite, presidente do conselho de administração da Casa de Saúde de Guimarães, uma das entidades promotoras do projecto, traça metas: "enquanto que Espanha já faz partos para Portugal, para nós a solução é que Portugal faça partos para Espanha".

A nova unidade vai ter serviço de urgência durante 24 horas, especialidades médicas e cirúrgicas, bem como internamento.

O hospital privado irá dispor de cerca de 60 camas. É uma alternativa aos serviços públicos, mas que para os flavienses não resolve todos problemas.
Júlio Faitão entende que assim "há sempre uma alternativa, só que vai ficar cara. Há pessoas que vão ter problemas e vão ter que ir a Vila Real".
Já Maria Martins acha que as pessoas não vão aderir

Segundo os promotores do projecto, não será bem assim. "O financiamento dos cuidados de Saúde passa também pelos seguros de Saúde, uma ferramenta ao dispôr da população de Chaves, para poder ajudar a suportar parte dos custos com a Saúde", alerta Teófilo Ribeiro Leite.

Para António Cabeleira, vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, "é uma boa alternativa. Um concelho que pode dispor de um sector público e de um sector privado torna-se mais competitivo. É verdade que o crescimento deste hospital será maior se o Estado desinvestir em Chaves".

O novo hospital vai ser construído junto ao Casino de Chaves. O investimento está estimado em 13,5 milhões de euros.

A Casa de Saúde de Guimarães e o Hospital Particular de Viana do Castelo são as entidades promotoras deste projecto. que se espera concluído em finais de 2009.

Fonte: SIC Online