“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Centro Universitário e Parque Tecnológico em Chaves

A autarquia flaviense vai implementar, em Outeiro Seco, um Centro Universitário e um Parque Tecnológico, com Residência de Estudantes e Lar de 3ª Idade.

O “Campus Universitário” ficará localizado nos terrenos que constituem a “Quinta dos Montalvões”, na qual já se encontra o edifício da Escola Superior de Saúde do Alto Tâmega.

O avançar dos procedimentos necessários para avançar com a obra deve-se à aprovação do processo de elaboração do Plano de Pormenor, que teve lugar na última reunião de câmara.

O projecto do Município flaviense incorpora uma componente educativa e cultural, tecnológica, social, desportiva e componente lúdica.
Além da construção da Escola Superior de Termalismo e Turismo da Eurocidade Chaves-Verin e a construção da Escola Superior de Novas Tecnologias de Chaves (equipamentos complementares à Escola Superior de Saúde do Alto Tâmega), o projecto prevê a implementação de um Centro Tecnológico e Laboratórios Técnicos, bem como de uma Residência de Estudantes e de um Lar de 3ª idade.

No que toca à componente desportiva e lúdica, será implementado no local um campo de jogos, ciclovias, espaços para a prática de desporto informal, e amplas zonas verdes, nas quais se poderão desenvolver diversas actividades para recreio e lazer.

A área de intervenção abrange cerca de 13,17 hectares de terreno e a implementação deste projecto permitirá fomentar o crescimento e desenvolvimento de Chaves para a zona norte do seu núcleo urbano.

In A Voz de Chaves

Será desta? Roll Eyes Ou será mais uma campanha de ilusões a que estamos acostumados?

Sem comentários: