“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Pelo Ambiente
Câmara de Chaves instala colectores de óleos alimentares
A Câmara de Chaves anunciou a instalação de quatro «oleões» na cidade para incentivar a reciclagem de óleos alimentares usados, um projecto que resulta de uma parceria com a empresa «Supermatéria», sedeada no Parque Empresarial de Chaves e que se dedica à produção de biodiesel.
Segundo fonte da autarquia, os primeiros quatro "oleões" vão ser colocados em locais estratégicos, com elevada densidade populacional, nomeadamente no Bairro dos Fortes, Bairro Social dos Aregos, Bairro do Pessegueiro e CinoChaves.
Cada "oleão" terá capacidade para o acondicionamento de 200 litros destes resíduos líquidos e possuirá uma grelha de filtragem para reter os sólidos contidos nos óleos alimentares e, deste modo, promover a produção de biodiesel.
A autarquia irá distribuir material informativo aos moradores, para incentivar à participação nesta iniciativa e para a promoção de boas práticas ambientais.
Fonte:Lusa
Parabéns à Câmara Municipal por esta iniciativa. Esperamos que tenha sucesso e que brevemente seja implementada também nas aldeias.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário