“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Prémio Dardos


O Blog Fidalgos de Paradela foi premiado com o Prémio Dardos pela Tânia Oliveira do Blog Segirei.

"Reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, o seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Em suma, demonstrem a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras...". Estes são os princípios básicos do Prémio Dardos que consiste em, muito sucintamente, premiar os 15 blogs pelos quais um indivíduo detém mais agrado."

Quem recebe este prémio tem de seguir algumas regras:
1 – Colocar a distinta imagem
2 – Linkar o blog do qual recebeu o prêmio
3 – Escolher 15 blogs para entregar o Prêmio Dardos.

Porque os visito frequentemente e por os considerar bastante relevantes para a divulgação da nossa região, "presenteio", sem qualquer desrespeito pelos outros todos que também visito regularmente, os Bolg's que presumo ainda não receberam tal galardão; Argemil, Aveleda, Casas de Monforte, Castelões, Curalha, Curral de Vacas, Faiões, Fio Azul, São Vicente, Valdanta Vale de Anta.
Para além destes, também visito outros que me dizem algo; Casa das Freiras, Casa Trás os Montes e Alto Douro, Engadina Baixa - Suiça, Portable Applications.

Os que não foram nomeados compreenderão naturalmente a minha opção.

Sem comentários: