“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 1 de março de 2009

Paradela de Monforte já tem estação meteorológica...

Na minha última visita a Paradela aproveitei para instalar a minha estação meteo na nossa aldeia!
Está montada de modo ainda provisório, quando lá voltar com mais tempo terá importantes alterações, sobretudo no pluviometro e radiation shield, o anemómetro acho que está bem!

Fiz um pequeno video com fotos da localização da estação, como podem ver sem qualquer obstáculo em qualquer das direcções, o que permite obter dados com elevada fiabilidade.



Agora já podem saber quais são as condições meteorológicas em Paradela! Basta visitar o meu blog MeteoNorte em http://meteonorte.blogspot.com e terão todos os dados disponíveis!

Dados actuais:



Para consultar informações actualizadas, consultem o meu blog!
Cumprimentos!

Sem comentários: