“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009

Mais uma vez as brincadeiras de carnaval decorreram no Largo da Bandeira sob o olhar atento do "Casal Entrudo" que assistiu ao desfile confortavelmente instalado na sua "tribuna"


















Os meus agradecimentos à Virginie, Victor e Paulo pelas fotos.

3 comentários:

Anónimo disse...

E bom recordar os velhos tempos muito obrigado continuem sempre um grande abraco destes amigos Fidalgos U S A

Virginie disse...

De facto, o Carnaval já não é o que era...Por isso, este ano tive que "dar à luz" no meio da aldeia para fazer rir o pessoal!!!Como podem ver, fui muito bem assistida pela equipa médica!!Tive direito a Bispo para baptizar a criança e uma bruxa por causa do mau olhado...:)Do improviso nascem sempre as cenas mais caricatas...!!!!

Daniel Pires disse...

O Carnaval é uma tradiçao da nossa aldeia embora ja nao seja como antigamente ainda passámos em " família" uma excelente tarde. Parabéns e um muito obrigadoa todos..Entao Virginie, o puto ainda é vivo?ehehe
abraço para todos os Fidalgos de
Paradela!!! Daniel Pires
05-03-2009