“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

TDT em Lisboa, Porto, Chaves, Faro, Funchal e Ponta Delgada


Os telespectadores de 29 concelhos, entre eles Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Funchal, Faro, Coimbra e Chaves, podem assistir, a partir de hoje, a emissões da Televisão Digital Terrestre, anunciou o presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava.

«Estávamos a pensar em 15 localidades, mas conseguimos assegurar 29, e 40 por cento da população com cobertura no arranque», disse Zeinal Bava na apresentação do projecto da Televisão Digital Terrestre, que decorreu no Centro de Supervisão e Gestão de Redes da PT, em Lisboa.

As localidades onde as emissões da Televisão Digital Terrestre arrancaram hoje são: Alcochete, Almada, Alpiarça, Amadora, Barreiro, Benavente, Chaves, Coimbra, Entroncamento, Évora, Faro, Funchal, Gaia, Golegã, Lisboa, Mangualde, Matosinhos, Moita, Montijo, Oeiras, Olhão, Palmela, Ponta Delgada, Porto, Salvaterra de Magos, Seixal, Sintra, Torres Novas e Viana do Castelo.

«Temos todas as condições para cumprir [a cobertura de] 80 por cento [da população] até ao final do ano, e quem sabe até superar esta meta», referiu o presidente executivo da PT.

Diário Digital / Lusa


A televisão do futuro já está disponível na nossa terra! O emissor que nos serve na Serra do Leiranco foi um dos pioneiros em Portugal da TDT (Televisão Digital Terrestre), apartir de agora a televisão poderá ser vista em sinal digital, som e imagem 100% digital... Começamos para já com 5 canais no ar neste momento, são eles a RTP1, RTP2, SIC, TVI e AXN HD (em alta defenição)...
Para poder ver esta nova oferta terão de ter televisores com a norma da TDT portuguesa MPEG-4 ou então adquirir uma caixa descodificadora que custará a mais acessível em torno a 50€...

Sem comentários: