“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sábado, 2 de maio de 2009

Mapa TDT

Em primeiro lugar temos sempre de verificar se temos cobertura desta nova tecnologia, Chaves como já referí teve TDT ainda antes do arranque oficial, os mapas disponibilizados para uma boa cobertura em quase todo o concelho, em Paradela temos uma excelente cobertura, pois entre o emissor e a nossa aldeia não existe qualquer obstáculo à propagação do sinal digital da Serra do Leiranco...

Image and video hosting by TinyPic

Como receber a TDT:

Para receber as emissões da TDT é necessário possuir um televisor com sintonizador DVB-T e que suporte a norma MPEG-4/H.264. No caso de o seu televisor não suportar a norma MPEG-4/H.264 (a maioria não suporta), tem duas alternativas:
Adquirir um televisor novo que suporte a norma MPEG-4/H.264.
Adquirir um receptor de TDT DVB-T que suporte a norma MPEG-4/H.264. Este receptor é ligado entre a antena receptora e o televisor. A ligação ao televisor pode fazer-se através de cabo HDMI, Scart ou tomada de antena.
Pode também receber as novas emissões de televisão no computador (PC ou portátil). Para isso existem à venda diversos modelos de placas sintonizadoras DVB-T, internas e externas, que permitem a recepção e gravação das emissões de TDT.

É ainda necessário possuir ou ter acesso a uma antena de UHF, de preferência exterior, e de banda larga (C21-C69), orientada para o emissor de TDT que serve a sua zona. Nalgumas zonas, de sinal forte, uma pequena antena interior poderá bastar.

Neste momento o destaque vai para o Canal AXN HD que emite na posição 5 da TDT Portuguesa:



TVI em HD na TDT:




CUIDADO: Se comprarem novos aparelhos, certifiquem-se que estão preparados para a norma da TDT Portuguesa, isto porque a grande maioria dos disponíveis no mercado não suportam MPEG-4 mas sim MPEG-2, que apenas serve para a recepção da TDT Espanhola...
Apenas este símbolo garante a compatibilidade:

Sem comentários: