“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Brasão de Paradela



Finalmente tivemos acesso ao Brasão de Paradela. Os meus agradecimentos à Junta de Freguesia e ao Marcos por mo terem enviado para poder tornar público. A descrição do Brasão já tinha sido tornada pública através do Edital da Junta de Freguesia de 20 de Fevereiro de 2009.


JUNTA DE FREGUESIA DE PARADELA

Edital n.º 221/2009
Ordenação Heráldica Brasão, Bandeira e Selo.
José Manuel Agrelo Pires, presidente da Junta de Freguesia de Paradela, do município de Chaves:
Torna pública a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da freguesia de Paradela, do município de Chaves, tendo em conta o parecer emitido em 16 de Setembro de 2008, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, e que foi estabelecido, nos termos da alínea q), do n.º 2 do artigo 17.º do Decreto -Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, sob proposta desta Junta de Freguesia, em sessão da Assembleia de Freguesia de 28 de Dezembro de 2007. Brasão: escudo de púrpura, almofariz com seu pilão, tudo de prata, realçado de negro, entre duas espigas de centeio de ouro, postas em pala; em chefe, coroa mariana de ouro; campanha diminuta de três tiras ondadas de prata e azul. Coroa mural nos termos da lei. Listel branco, com a legenda a negro: «Paradela — Chaves». Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro. Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Paradela — Chaves».
20 de Fevereiro de 2009. — O Presidente, José Manuel Agrelo Pires.

Sem comentários: