“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vencemos a Blogagem Colectiva


É oficial. Faltava a confirmação do Júri. Ela já chegou. Pode ser vista aqui.
Foi uma honra ter participado neste "concurso" e dar a conhecer a tradição da Festa da Nossa Senhora das Neves.

4 comentários:

elvira carvalho disse...

Já lhe deixei os meus parabéns ontem.
Vim dizer-lhe que tomei a liberdade de "roubar" o brasão de Paradela, para identificar o blogue vencedor lá no Sexta.
Um abraço e mais uma vez parabéns

Anónimo disse...

Parabéns!

Bjs.
M "Velha"

Susana disse...

Venho dar-lhe os parabéns pela vitória e agradecer o seu comentário. Foi uma honra para a Aldeia da minha vida ter os fidalgos da Paradela, como participantes e vencedores da blogagem de Agosto. Quanto ao seu convite, será uma honra conhece-lo, caso seja possível concretizar o encontro, um dia desses, por terras del Rei. Ficaremos a aguardar pelo envio do seu e-mail, com os dados e a data pretendida para usufruir do prémio.

Abraço, Susana

Helena Teixeira disse...

Olá!
Também venho felicitá-los e convidá-los a irem espreitar de novo o blog da Aldeia da minha vida,pois há novidades saborosas :)

Cumprimentos

Lena