“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Os "Santos" em Chaves

É nesta altura do ano e por tradição que decorre a Festa dos Santos na cidade de Chaves . Já de longe se ouve o barulho ensurdecedor das aparelhagens dos carrosséis..... o cheirinho das famosas farturas que nos fazem água na boca, as pipocas, o algodão doce e até as castanhas assadas . Este ano as diversões estão no antigo lugar da Feira de Gado, ou seja, o mesmo lugar de hà um ano atrás . Quanto à Feira dos Santos realizar-se-á neste fim-de-semana, nos mesmos moldes do ano anterior, contando com 500 expositores, muita animação e actividades pelas ruas da cidade flaviense. Uma das novidades da Feira passa pela realização da Feira do Gado no recém inaugurado Mercado de Gado de Chaves.









Os "santos" continuam a ser aquilo que eram, especialmente os carrosséis para a miudagem, pois neles se vê a alegria estampada nos seus rostos !

3 comentários:

Helena Teixeira disse...

Olá Fidalgos!
Vi o link da Aldeia na barra lateral e fiquei babada,pronto confesso.
Então,os amigos Fidalgos têm a pedalada de Paradela para participarem na Blogagem de Novembro.É um tema porreiro "O Meu Magusto".Não me digam que não fazem aí festa,não acredito!Vá,mãos à obra!Já sabem: texto de máx. 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 Nov.

Jocas gordas
Lena

Elvira Carvalho disse...

Bonita reportagem.
Um abraço e bom fim de semana

sara disse...

k soudades da feira dos santos....
este ano eu nao pude ir por motivos de trabalho...
beijos pra toda a minha familia.mas principalmente pro meu filho....
daki a 1 mes ja o vejo....