“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 1 de novembro de 2009

Dia de Todos-os-Santos

A 1 de Novembro comemora-se o dia de "Todos os Santos". Este dia foi criado para que os fiéis não se esquecessem dos santos, assim, mesmo que durante o ano se tivessem esquecido de celebrar o dia de algum santo, podiam faze-lo neste dia. As famílias comemoram também neste dia, e por antecipação, os Fiéis Defuntos, que é assinalado a 2 de Novembro, em honra de todos os que partiram. O dia de Finados,como também é conhecido, surge assim como sequência lógica do dia de Todos os Santos .
O dia em Paradela esteve cinzento e a chuva ameaçava em cair...

É nesta data em que, com mais carinho, nos lembramos dos nossos Entes queridos, costuma-se ir ao cemitério adornar as campas, acendem-se velas para que Lhes iluminem o caminho da Glória e mandam-se rezar missas em seu nome .

1 comentário:

sara disse...

o cementerio estava mt bonito como e costume neste dia....
este ano com grande pene minha nao estive presente....