“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 29 de novembro de 2009

Houve festa na escola...

A pedido dos meus pais deixo aqui neste nosso blog uma fotografia que retrata bem a vida que a nossa escola teve em outros tempos, já houve tempos em que crianças enchiam as salas de manhã, à tarde e à noite outras "crianças" também aprendiam por lá...

Esta foto retrata o grupo do também extinto Ensino Recorrente em Paradela:



Cumprimentos a todos!

Márcio Santos.

1 comentário:

Adelino Pires Almeida disse...

Por questões de saúde não pude estar presente na festa do aniversário da minha Tia Piedade, de quem muito gosto.Foi uma Tia sempre muito amiga de todos os sobrinhos. É a pessoa da nossa família que atingiu maior longevidade, pelo que bem mereceu a bonita festa que, em boa hora, as minhas Primas Lucinda e Céu(a quem muito agradeço) se dignaram proporcionar-lhe. Muito obrigado a todos os que estiveram presentes, designadamente os responsáveis pela excelente reportagem fotográfica aqui inserida. (Adelino Pires Almeida)