“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PARABÉNS TIA PIEDADE.... 100 ANOS.

Como tinha prometido, cá estão as fotos do aniversário da Tia Piedade. Foi uma festa muito bonita, no lar de Mairos, onde não faltaram familiares, amigos e muita animação.

Para a tia Piedade, um abraço de muitas felicidades e um beijo de gratidão.















e, até de hoje a um ano, para mais uma festa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Por questões de saúde não pude estar presente na festa do aniversário da minha Tia Piedade, de quem muito gosto.Foi uma Tia sempre muito amiga de todos os sobrinhos. É a pessoa da nossa família que atingiu maior longevidade, pelo que bem mereceu a bonita festa que, em boa hora, as minhas Primas Lucinda e Céu(a quem muito agradeço) se dignaram proporcionar-lhe. Muito obrigado a todos os que estiveram presentes, designadamente os responsáveis pela excelente reportagem fotográfica aqui inserida. (Adelino Pires Almeida)