“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Na nossa aldeia

As obras de melhorias no acesso à capela da Srª da Penha tem tido avanço significativo. Fica assim completo, em circulo, o acesso à capela .

Agora quem quiser aceder ao lugar da Santa, sempre poderá optar pelo lado que mais lhe convenha .

É claro que os trabalhos ainda não acabaram, ainda há muito a fazer, "cada coisa a seu tempo"...


Foi comentado aqui no blog, sobre alguns buracos quererem estar a surgir na estrada da Srª da Penha. De facto já pude comprovar isso mesmo !
Tanto quanto sei, a câmara já foi alertada para a resolução do problema .

Ali bem perto, na Srª da Penha andava um pastor com o seu rebanho, ao qual eu me dirigi . Era o sr. Octávio, acabei por ficar ali meia hora à conversa .

Sempre neste bucolismo, o sr. Octávio não deixa de ser um homem afável e comunicativo.
Mostrou-se pronto quando lhe disse para eu lhe tirar uma fotografia, na qual me respondeu: "tira a fotografia bem de frente para o gado, que elas assim ficam mais bonitas !"

A poda das vinhas é uma das tarefas que se faz nesta altura do ano, normalmente faz-se entre os meses de Janeiro e Março .



No largo do campo, a parede já se encontra de pé .



Quanto ao bairro do poço, a rua já está desimpedida e me parece que já não há perigo de nova derrocada . O resto dos trabalhos ficarão encarregues aos responsáveis.

Esta casa, outrora pertença da família Carvalho, deixará para sempre de ter o aspecto que dantes tinha .

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero agradecere os responcaveis pelo grande trabalho que foi feito na senhora da penha estao de parabens e ao paulo pelas fotos ja era de tempo de se fasere alguma coisa pela santa um grande abraco deste amigo fidalgo que ja tem soudades