“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 2 de maio de 2010

Resultados do Torneio de Sueca

Durante a tarde, a casa da Junta foi-se enchendo de vários fidalgos e de algumas caras bem conhecidas de outras aldeias ... De 16 equipas inscritas, apenas 3 tiveram o mérito aos (anteriormente) referidos prémios . Ficam aqui então os nomes dos vencedores :
O primeiro prémio destina-se às duas pessoas do meio, que são: António Alves e ao Carlos Manuel(StºAntónio de Monforte) . O 2º prémio, aos que estão ao lado dos primeiros já referidos, que são: o Domingos Cunha e o Armindo Cruz .

Por último e em 3º lugar ficou o Sr Domingos Galego e o Sr Urbano Pinheiro(Mairos)


No final houve uns petiscos para quem quis debicar alguma coisa antes do jantar e molhar algumas gargantas já secas .

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola a todos, aproveito para agradecer ao Paulo, pelo super trabalho que fas. e um Grande Obrigada a toda a gente que nao so participou, mas nos veio visitar e assim ajudar a Nossa Senh. da Penha.
foi um domingo muito divertido!
beijinhos a todos
Ana Ferreira xxx

Paulo Ferreira disse...

Olá Ana ! Devemos-te sim,agradecer a ti também e aos demais pelo empenho, esforço e dedicação que tendes feito em benefício destes eventos, como também para a Srª da Penha . Obrigados !