“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Desafio

O Desafio  lançado aos Fidalgos é que consigam descobrir a casa Fidalga onde se encontra esta inscrição. Vamos a isso?


Vamos dar uma pequena ajuda. Abrindo um pouco a imagem, consegue-se ver que a inscrição é ao lado de uma janela de uma casa bem antiga.


Como se pode comprovar, o vencedor do desafio foi o Hernâni. Muito obrigado a todos os participantes.

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu já vi isto algures . A data é de 1901 . Cada vez que passo nesse sitio, olho sempre para a inscrição . Este é um bom desafio, sem dúvida !
P. F.

Anónimo disse...

Tens que dar mais pormenores. Assim é difícil...

Hernani disse...

Esta fotografia é das casas velhas da tia Piedade

Anónimo disse...

eu penso que e em frente a casa da mae do venançio e enrrique

Anónimo disse...

talvez seja ao campo,a irma da vira

Anónimo disse...

É na casa ao lado da casa de baixo do Sr Jaime, na subida antes do café.

Anónimo disse...

EU ACHO QUE É A CASA AO PÉ DA IGREJA, AQUELA QUE PERTENCE AQUELA FAMILIA DE FAIOES.

victor disse...

É a janela da casa do Alfredo Borras, onde mais tarde morou a Rosinha.