“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Temperaturas voltam a descer

O frio voltou ! As temperaturas caem significativamente, contribuindo para a formação de gelo .
Em alguns terrenos com humidade são formadas agulhas de gelo que levantam pequenas quantidades de areias nas suas pontas . Quando se dá este fenómeno, consegue-se ouvir estalidos, provenientes da sua formação .Ontem(sábado), o vento intenso acompanhou aqueles que se aventuraram a sair de casa . Nos lugares mais sombrios, como no caso destas duas fotos, o gelo não chega a derreter . Esta vaga de frio manter-se-á por toda a semana . A primeira foto foi tirada aos pinheiros, no ribeiro, a segunda, algures a sambríssimo . Não é nada a que não estejamos habituados, mas com este frio qualquer pessoa se queixa .

3 comentários:

Cesar Cunha disse...

Nota-se que esta frio, mas se quizeres um pouco mais eu mando, hoje 2nda Feira (24 Jan) so estavam -27*C por aqui, ate o carro custou a pegar e os pelos do nariz congelaram...lol

Anónimo disse...

Costa Leste da América do Norte é outro campeonato.

Anónimo disse...

Olá César ! Tem estado bastante frio mas nada que se acompare com as baixas temperaturas daí . Tenho visto as noticías, foram registados, no Estado do Minesota, 43 graus abaixo de zero ! Impressionante !