“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Paradela dispõe de um nicho à entrada da aldeia junto à estrada, tendo sido construído em devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem, Da Qual os fidalgos passaram a venerá-La no segundo fim-de-semana de outubro. Este ano, inicialmente, pensara-se prestar-Lhe culto a um domingo, mas como o pároco Delmino não iria poder presidir a concelebração da Eucaristia, foi antecipado para o dia anterior, concretamente nessa noite(sábado).  Havia  também uma promessa para com a Nossa Srª de Fátima. Os fidalgos rondariam a centena em número, que  acompanharam o andor de Nª Srª de Fátima numa reverente procissão de velas saída da igreja paroquial até ao nicho, onde se celebrou uma missa acalentada pelos belos cânticos dos elementos do coro frente ao nicho da Srª da Boa Viagem.
Em nome de todos os fidalgos, queremos dar um especial agradecimento à Ana Ferreira pelo seu empenho e  esforço que levou a cabo a realização deste evento bastante simbólico ! 

Sem comentários: