“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Eleições Autárquicas 2013.

No próximo dia 29 de Setembro vai haver eleições para a Junta de Freguesia. Apresentamos aqui os candidatos concorrentes e o seu Programa / Manifesto Eleitoral.


Cabeça de Lista do PS - Gilberto de Jesus

Contrato de Desenvolvimento Local
Os candidatos que integram as listas do Partido Socialista (PS) comprometem-se a respeitar a legislação do poder local democrático e a exercer o seu mandato com trabalho, dedicação e zelo em prol do desenvolvimento da Freguesia a do bem-estar das populações.

Satisfazer as necessidades básicas das populações:

  • Abastecimento de agua com quantidade e qualidade, com o melhoramento das tubagens provenientes da Barragem de Mairos;
  • Ampliar a rede de saneamento;
  • Melhorar a limpeza e recolha de lixos.
  • Recuperara rede de caminhos municipais.
  • Melhorar os acessos à Freguesia
  • Qualificar os arruamentos a melhorar o pavimento da Rua da Fonte;
  • Arranjo dos caminhos rurais e alargamento do caminho do Amêdo (da igreja até ao Ribeiro)
Garantir o acesso e consulta a todos os munícipes aos serviços da Câmara, através da Instalação de um Front-Office na Freguesia, que possibilite também a prestação de serviços de recebimentos e pagamentos diversos (água, telefone, luz, reformas, licenças diversas);
Tornar a Freguesia amiga das populações e desenvolver com a Câmara PS e em parceria com as instituições de Solidariedade Social, uma rede de serviços sociais de proximidade, nomeadamente, apoio domiciliário e fornecimento de refeições aos carenciados;

Incentivar a criação de serviço local de voluntariado na Freguesia, para garantir entre outros, a visita, os cuidados de higiene pessoal e apoio à tomada de medicamentos às pessoas dependentes;

Requalificar a antiga Escola Primária da Freguesia em Centro de Dia e de Convívio.

Garantir aos utentes da Freguesia um serviço móvel de enfermagem a criar pela Câmara PS, em parceria também com os centros de saúde.

Partilhar financeiramente pela Câmara / Freguesia o transporte de doentes não comparticipados pelo estado, em colaboração com as associações de bombeiros e de outros prestadores de serviços de transporte.

Disponibilizar o gabinete de apoio aos investidor, a criar pela Câmara em parceria com outros existentes no concelho para prestar informação, aconselhamento e acompanhamento de iniciativas empresariais na Freguesia;

Promover a animação cultural e desportiva na Freguesia, recuperando equipamentos, incentivando os jogos tradicionais e apoiando as actividades das respectivas Associações.

Melhorar a rede de transportes escolares e o serviço de refeições aos alunos.


Cabeça de Lista do PSD - José Carriço

VIVA PARADELA
Sou candidato, do PSD, à Freguesia de Paradela nas eleições autárquicas de 2013.
Como sabeis gosto muito da nossa terra e tudo farei para a ver mais desenvolvida.
Irei apresentar uma lista à Junta de Freguesia de Paradela constituída por um conjunto de bons cidadãos, com provas dadas, que garantem um bom futuro para a nossa freguesia.
Solicito desta forma aos meus vizinhos e amigos de Paradela um voto de confiança e apoio a toda a equipa que vos irei apresentar para o desenvolvimento dos trabalhos necessários ao desenvolvimento da nossa freguesia. Trata-se de uma equipa dinâmica, disponível e com pessoas com capacidades para o desempenho das funções necessárias para os diversos trabalhos da freguesia.
Prometo “FAZER O MELHOR POSSÍVEL”, sempre com muita dedicação e honestidade.
Conto com todos os habitantes da freguesia para esta missão. Com  «TRABALHO – COMPETÊNCIA - HONESTIDADE», vai ser possível fazer melhor.
TODOS POR PARADELA - Conto convosco e vós podeis contar comigo e com toda a equipa.

José Carriço


Sem comentários: