“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 19 de março de 2007

Novo código de Posturas Municipais

Será que também se vai aplicar aos animais nas aldeias???

A partir de agora, alguns actos menos civilizados nas ruas do concelho flaviense vão ser punidos com multas que podem ir dos 40 aos quatro mil euros.

Os jardins, quer sejam grandes ou pequenos, e as ruas, quer sejam da cidade ou das aldeias do concelho de Chaves, estão agora mais protegidos. É que pisar um canteiro público, urinar ou defecar em locais menos apropriados, sacudir uma árvore ou colher-lhe os frutos são, agora, actos que poderão significar o pagamento de coimas que vão dos 40 aos quatro mil euros.

Paralelamente, animais domésticos, que sejam encontrados na rua, sem a trela ou vigilância do seu dono, também terão encargos para os seus proprietários. As galinhas e cães soltos nas ruas, por exemplo, conduzirão a multas que são de cinco euros, no caso dos galináceos, e de 10 quando referentes a canídeos.

Vinte e três anos depois de ter sido aprovado e entrado em vigor o primeiro regulamento do género, o novo Código de Posturas Municipais de Chaves, aprovado em Assembleia Municipal, pretende, segundo o autarca flaviense, João Baptista, preencher o vazio legal deixado por outro tipo de regulamentação: "Imagine-se que há um indivíduo que se lembra de urinar na rua, ou, como já aconteceu, alguém entra com um rebanho pela cidade.

Até agora, não tínhamos lei que proibisse estas coisas. O Código de Posturas cobre estas situações".

O Partido Socialista, apesar de ter votado a favor do documento, apelou, no entanto, para que seja feita uma campanha de sensibilização e informação, levada a cabo pela autarquia, para que as pessoas, sobretudo nas aldeias, onde a informação demora mais tempo a chegar, possam ter conhecimento da nova lei e, assim, cumpri-la.
 in "A Voz de Chaves"

 

Sem comentários: