“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Festa da Senhora da Penha


Realizou-se no passado dia 11 a Festa em honra de Nossa Senhora da Penha. Embora eu não esteja de acordo com a data da realização desta festa tenho que dar os parabéns aos mordomos pelo excelente trabalho desenvolvido. As festividades iniciaram-se na sexta feira à noite com a realização da procissão das velas, seguindo no sábado de manhã com a tradicional arruada. À tarde, houve bastante animação proporcionada pelo Gaiteiro de Verin e o arraial teve um excelente conjunto. Segue a reportagem.


Procissão das Velas








A Procissão




A tarde foi animada pelos Gaiteiros Galegos



O Arraial esteve a cargo do conjunto Banda Norte de Bragança




1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns aos organizadores! Parece que a festa foi animada! Por mais um ano a festa resistiu!
Não posso deixar de comentar a nomeação do meu pai para o ano vindouro! De facto um pouco (muito) descabida a meu ver, pelo facto de estar a passar um dos momentos mais duros da sua vida, relembro que faz 2 meses que perdeu o seu irmão, e também pelo facto de ter sido mordomo há bem pouco tempo! Mas enfim, a consciência ou melhor a falta dela reinou!
Deixo um recado aos Fidalgos espalhados pelo mundo, participar na elaboração da festa deve ser muito mais que chegar à "santa terrinha" e depositar os generosos, ou não, dolares, francos, euros o que quer que seja... Pois, todos nós sabemos que a nossa terra perde gente a cada ano que passa e está mais que na altura de repensar o modelo como estas actividades se processam... É só uma dica! Que ninguém fique chocado!
Sei que há gente descontente, com o que se diz neste blog, pois bem, não entendo o porque! Um Blog para quem não sabe, serve para expor as nossas opiniões, ideias, pensamentos... Quem pensar de maneira diferente, deve expor o seu ponto de vista devidamente fundamentado, claro!

Sem mais assunto...