“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Resultados da Sondagem




Não há margem para duvidas. Os Fidalgos preferem que a Festa da Senhora da Penha seja realizada em Outubro.


Na minha modesta opinião, a Festa da Senhora da Penha devia ser realizada em Outubro até porque os custos de realização nessa altura seriam bem mais reduzidos. Não o é, segundo a conversa que mantive com um membro da Comissão de Festas deste ano, que me disse "porque é a Festa dos emigrantes e que em Outubro pode estar mau tempo"... o que me obrigou a replicar que "Quantos Festivais e concertos são realizados no Inverno e à chuva?, Muitos, tudo é uma questão de cartaz"... encolheu os ombros...

Porque é que Comissão de Festas da Senhora da Penha não participa na realização da Festa da Senhora das Neves, essa sim, realizada no seu dia em Agosto. Assim os Emigrantes já não eram a desculpa...

Esta sondagem vale o que vale, mas dá para ter uma pequena ideia do que vai na alma dos Fidalgos. Se for preciso façam um referendo na Aldeia e assim o povo decide.

Saudações Fidalgas

1 comentário:

arbifute disse...

Olá Sr árbitro, quero enviar-lhe o convite para poder colaborar com o "arbifute" ! Ainda não enviei pois não sei se é para este ou para outro mail.
Gostava que me indicasse o mail ate ao dia 2 pois no dia 3 vou de férias...

arbifute@gmail.com
joaoricardo87@hotmail.com [msn]

abraços
saudações desportivas...