“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Chaves, Sabores e Saberes





“Sabores e Saberes de Chaves” concilia diversidade gastronómica e saberes artesanais da região

De 18 a 20 de Janeiro, a autarquia flaviense realizará o evento “Sabores e Saberes de Chaves”, consolidando o objectivo de exaltação de toda uma tradição gastronómica, através de mostras de produtos genuínos.

A Feira “Sabores e Saberes de Chaves” concilia a diversidade gastronómica do concelho, com os saberes artesanais da região e os cantares e danças populares.

Porque este evento decorre num fim-de-semana, num mês privilegiado para a degustação de produtos de excelência (Alheira, Linguiça, Salpicão, Couve Penca de Chaves, Batata de Trás-os-Montes, Folar e Pastel de Chaves, entre outros), os visitantes poderão aproveitar para os provar, nas tasquinhas e restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico. Poderão, igualmente, adquirir uma diversidade de produtos dignos dos gostos e paladares mais requintados.

Fotos tiradas em Paradela por J. Carvalho
noticia retirada daqui

2 comentários:

Anónimo disse...

O "palóio" está com bom aspecto, agora os salpicões...nham, nham.

Sandra Rocha disse...

Como lhe prometi aqui vim espreitar, é sempre bom mostrar a nossa terra.
A uma hora destas é complicado ver estas imagens :)
Cumprimentos
Sandra Rocha