“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Paradela em Festa - Senhora da Penha

Realizou-se no passado dia 10 de Agosto a festa em Honra de Nossa Senhora da Penha.
À semelhança dos anos anteriores a festa esteve fraca... Porque é que se insiste em fazê-la logo a seguir à festa da Padroeira da aldeia. Dizem que é por causa dos emigrantes... Será que os nossos emigrantes não preferiam ter uma festa da Padroeira de "arromba" em vez de duas festas fracas??? Em minha opinião, a festa da Senhora das Neves foi bem melhor que esta e a avaliar pela sondagem que ainda decorre na barra lateral, os Fidalgos continuam a preferir que esta festa se realize na sua verdadeira data, ou seja em Outubro. Não seriam nessa altura os custos bem mais reduzidos??? E em vez de terem um agrupamento musical de fraca qualidade em Agosto, com um orçamento mais baixo com certeza que em Outubro teriam um grande cartaz... Nas fotos consegue-se ver que até a procissão teve poucos participantes. Eram mais os elementos da Banda Musical que os fieis... Vá lá que se aproveitaram os andores...














4 comentários:

Anónimo disse...

A festa da Senhora das Neves so foi boa porque o Presidente da junta pagou o conjunto se não ia ser o mesmo de sempre NADA ! E sabes a tua opinião não vale nada . Para quem não pagou não devia Fazer Comentarios . As festas não se fazem sem dinheiro .

Anónimo disse...

Olá mas o que temos aqui??
Sim senhor, atirar a pedra e esconder a mão é atitudes de COVARDES.Já que não tens papas na língua assina o que escreves.
Além do mais a opinião do Joaquim vale tanto como a tua,, pois cada qual é livre de ter a opinião que entender. E outra coisa quem não tem dinheiro não tem vícios.
Eu assino o que escrevo e não me escondo com anónimo
JULITA MORAIS

Joaquim Carvalho disse...

Caro Anonimo,

A minha opinião vale o que vale e é publica, facto que também já era do conhecimento da Comissão de Festas. Mesmo assim, ninguém mais que eu divulgou a festa, basta ver um dos post's anteriores.
Quanto ao pagamento, eu sempre disse que teria todo gosto em "pagar" para a festa se esta se realizasse na sua verdadeira data assim como também teria todo o gosto em pagar para a da Senhora das Neves, tal como aconteceu este ano. Acha que o fogo de artificio do arraial foi pago por quem, pela Junta? Se tem duvidas quanto a isso pergunte ao Sr. Presidente da Junta ou aos "Moleiros".
Saudações Fidalgas

J. Carvalho

Anónimo disse...

Agora tem uma boa opurtunidade porque o seu pai nomiado mordomo...
Só não faz a festa em Outubro senão quiser...
Já ficou com dinheiro suficiente para a fazer...
Já não precisa de abrir os cordões á bolsa......

NÃO TENHO MEDO DE DAR A CARA....