“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Recordando o Passado




Recordando a visita do Bispo a Paradela.
Desafio-vos a identificar "os anjinhos" e qual o ano a que se refere esta foto.

4 comentários:

Paulo Ferreira disse...

Hummm ! acho que está mto difícil ! «os anjinhos» se são as 2 crianças ao centro e em baixo,me parece que reconheço uma , que deve ser a tua "irmã "e a outra não sei,a que está no canto inferior esquerdo deve ser a esposa do Eurico ! 1 dos rapazes em frente ao(penso que é o padre ) também deve ser o Antar !!!...Ano talvez de 1975.

Susana Falhas disse...

Essa é difícil...só quem é daí pode acertar...

Abraço, Susana

Óscar Santos disse...

Acho mais fácil fazer SUDOKU..!! A figura do Antar é reconhecível até da lua.. Quanto ao resto é mais difícil e só com trabalho de estudo se conseguiria lá chegar, no entanto vou tentar acertar mais algumas, na frente do Sr º Bispo parece-me a Elisa do Norberto, canto inferior esquerdo a Ana do já falecido Manuel Pereira, ao centro a Nidia talvez, a tua irmã Amélia e ao lado o meu tio Joaquim(21)..!! Quanto ao ano será mais complicado… 76 ou 77!!
Parabéns por mais um desafio, mas faltam os Pastéis!!!

Óscar Santos.

M Carvalho disse...

lol, lembro-me desta foto lá por casa, andaste a surripá-las! :P um dos "anjinhos" (cof cof) é a Amélia, agora o ano, pela cara de "inocente" dela, diria que é 73/74 no máximo. beijinhos
Manela
P.S.: tinha ideia que a idalina tava nessa foto, mas vê-se tão mal...