“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 8 de novembro de 2009

Desafio


Esta foto tem precisamente meio século , portanto, o desafio é identificar o local onde a foto foi tirada e os fidalgos. Sei qual é o local e só consigo identificar 2 pessoas... Por isso agradecia a vossa ajuda e assim ficaríamos a conhecer mais um pouco da nossa história.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta fotografia foi tirada nas escadas do tio Jaime (moleiro).
No cimo das escadas está a tia Virginia, a tia Libânia e a mãe delas Tia Francisca.
Em baixo é mais complicado, conheço a Mira, (tia do Paulo), o tio Leonel, com algumas dúvidas, a sombra do tio Inácio Azevedo (fotógrafo de serviço), a outra menina não faço a mais pequena ideia, fica para os outros Fidalgos decifrarem.

MR

Paulo F. disse...

Muito bem , sr. anónimo! Tá quase completa a resolução do desafio! Os nossos parabéns e agradecimentos ...Ainda falta uma pequena parte, quem é que saberá ???

Anónimo disse...

olà...eu sei quem è a pessoa que falta, chama-se : Filomena filha da Senhora Maria Rita e do Senhor Augusto Caralhudo....

Paulo F. disse...

Ficando assim concluído este desafio, resta-me deixar os nossos agradecimentos a estas 2 pessoas colaboradoras e à minha tia pela valiosa foto.