“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Nestes últimos tempos tenho vindo a informar sobre o mau tempo que nos tem assolado. O vento, o frio, a neve e principalmente a chuva que não nos tem dado tréguas .
Nevoeiro ao final da tarde


Desta vez, no bairro do poço, uma casa devoluta não aguentou mais e acabou por desabar, ficando parcialmente destruída . Pelo que ouvi constatar, o incidente ocorreu na noite de terça para quarta-feira ( dia 12 para 13 ).

As pedras que faziam parte da parede desta casa estão agora no chão, obstruindo parte da rua .
Embora com alguma dificuldade, os carros ainda ali passem, o que passa a ser muito perigoso, pois o perigo continua iminente !

Barragem das Nogueirinhas no limite de armazenamento de água

Os terrenos estão completamente alagados, não tendo mais poder de absorção .

Em alguns pontos, os ribeiros continuam a galgar as margens .
O frio no tempo frio não é mau, bem como o calor no tempo quente. Condições climatéricas adequadas a cada estação do ano, não iremos mal... O problema é que o tempo cada vez anda mais trocado e as intempéries são mais fortes e frequentes .

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que ninguem se magoou! Há mais casas que lamentavelmente terão o mesmo destino, é bom que se apontem os responsáveis e se tomem medidas, é a segurança de todos que está em risco.

Excelente reportagem! Parabéns!

Paulo Ferreira disse...

Muito obrigado. É muito gratificante ver que os nossos leitores elogiem ou valorizem o nosso trabalho.
É sempre com muito gosto... !