“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Voltará a nevar...

Isto de ter como hobbie a meteorologia é de levar qualquer um a um ataque de nervos... O corropio dos modelos não cessam e é dificil poder avancar com uma previsão acertada a mais de 2 dias, principalmente numa situação de vaga de frio polar que estamos a atravessar.

Penso que posso desde já adverter os mais novos que 2ª Feira não vão às aulas, pois a neve começará a cair ao final da tarde/noite de Domingo trazendo provávelmente o maior nevão deste Inverno à nossa terra.

Previsão para Domingo ao final do dia:



Como podem ver não se descarta a possibilidade de queda de neve em pontos onde ela não é tão habitual, nomeadamente no litoral.

Os conselhos são os do costume:

Evitar viagens desnecessárias;
Ter à mão correntes de neve;
Bateria do telemóvel carregada;
Usar várias camadas de roupa;
Cuidado com as lareiras e braseiras...

Fica aqui o aviso... e já sabem, 2ª Feira não haverá aulas.

Mais info no meu site dedicado à materia: www.meteonorte.pt.vu

Bom fim-de-semana!

1 comentário:

euroluso disse...

Oxalá acerte nas previsões. Tenho pena de não estar aí para ver ...