“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Em dia do Corpo de Deus- 2011



A tradição religiosa ainda se mantém viva em Paradela, graças aos fidalgos, que à luz difusa do amanhecer começam a enfeitar as ruas da aldeia. Os bonitos tapetes floridos aguardam pela procissão que passará por volta das nove horas. É um dia marcante e digno de ser divulgado em imagens, pelo que me fez levantar bem cedo . Este dia marcará também, dentro do contexto, o meu descontentamento de algumas situações um pouco desanimadoras. Fui mal recebido e criticado por parte de alguns fidalgos! - "Uma vez que não estava ali para ajudar, também escusava de tirar fotografias!" - " Se me pões lá Internet, tiras-me logo de lá... !" - Há certas coisas que devias ter vergonha de publicares!" Bem... só me faltou terem-me insultado! As pessoas, ao que parece, são mal agradecidas, mas como sempre, pagará o justo pelo pecador!
Serão glórias para alguns, um lamento para outros, pelo que este post marcará, como disse, o fim da minha assinatura como contribuidor no blog Fidalgos de Paradela, com cerca de cento e trinta postagens durante a minha passagem aqui nesta cantinho dos fidalgos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Devido a um erro de minha parte ao encerrar a conta, os meus videos no youtube foram também eliminados. Este último video poderá ainda ser visto no facebook ou diretamente no youtube, com novo nome de usuário, procurar por: discoverysin1
Paulo Ferreira

A. Reis disse...

Paulo, lamento o ocorrido, mas não é nada que me surpreenda, vindo de algumas pessoas pouco dignas e sem civismo que moram na freguesia.

Anónimo disse...

foi um erro da tua parte teres eliminado a conta.

Parte do blog morre com a tua saída

cumprimentos

Anónimo disse...

No âmbito da minha saída, ficaram algumas palavras por por escrever, não só pelas perguntas que me têm surgido por parte de muitos leitores fidalgos como também amigos. Não quero por ninguém contra ninguém, mas um "rum rum" que ouvi lá ao longe, e as seguintes frases que descrevi no texto, a primeira por uma pessoa e as duas seguintes proferidas por outra, devem-se à minha saída. Estas duas últimas frases foram as que me revoltaram, não só pelas palavras em si, como pelo tom em que foram ditas.Que eu saiba, a essa senhora não lhe devo absolutamente nada, nem nenhum favor, e só mostra o respeito que tem por mim!
Se fui à aldeia, foi por vontade própria mostrar o magnifico trabalho que lá se faz, aos que não puderam estar presentes. As pessoas,(todas)acho que deviam ter orgulho na divulgação do trabalho desenvolvido aos restantes fidalgos, como a outros visitantes do blog! Na primeira frase:"Uma vez que não ajudava também escusava..." - O meu trabalho consitia em tirar fotos com as pessoas a trabalhar, é para mim uma boa maneira de os meus trabalhos ficarem mais ou menos espetaculares e originais! Se não fosse isso teria ido à terra às 8 ou 9 horas e não me teria levantado da cama às 5 e pouco! Ou então´, se eu fosse outro, importava-me lá bem com isso, ficava era na cama até às 9 ou 10 horas, ou melhor, nem teria ido à aldeia gastar gasolina, teria ido para o parque com o miúdo, em chaves e à terra da minha esposa. Na segunda frase: "Se me pões lá na internet..." A questão dos direitos de imagem è um pouco mais complicada do que parece! Quando quero tirar uma foto a uma pessoa ou outra, e até um grupo, geralmente peço permissão. Se num evento público extraír imagens, desde que não haja uma focagem intencional a alguém, não é ilegalidade nenhuma. No entanto, a melhor das situações é aquela em que impera o bom senso das pessoas, quer do o fotógrafo, quer dos os fotografados. Mesmo se num evento, seja ele qual for, alguém não quiser aparecer em fotos ou video, bastava para isso dirigir-se ao da máquina e expor a sua questão, mesmo depois de ter captado as imagens, e a sua vontade era com bom gosto aceite. Quanto à terçeira frase, que é dita a seguir à segunda, pela mesma senhora:"Há certas coisas que não deviam ser publicadas....."- Não sei a que se queria referir! Ainda lhe perguntei mas não me quis responder, andava aterefada com a ornamentação! Talvez, por ser mais velha que eu, a senhora clotilde mereça mais respeito que a minha pessoa!
Paulo Ferreira

Anónimo disse...

andam de volta do padre e são as piores essa senhora devia mas nao tem vergonha na benta, implica com toda a gente a falta de homem faz destas coisas.

Anónimo disse...

Emidio
Paresse me injusto que ainda exista gente en paradela que pense desa maneira. Durante 4 o 5 anos qui eu veijo este blog nunca vi nada que projudicase alguma pessoa de paradela. Por o contrario tenho conhesimentos de que muita gente que nao conhecia paradela durante este tempo ficou a conhecer paradela atraves deste blog. Esta gente que pos algumas travas as tuas fotografias nao le devias fazer tanto caso. NOS OS IMIGRANTES ESTAMOS MUITO CONTENTOS CO ESTE BLOG NAO O DEIXES MORRER PORQUE MORRE MUITA COISA CON EL!!

Anónimo disse...

Tio, nao devias de levar em consideração o que as outras pessoas dizem ou deixam de dizer, fazes o teu trabalho lindo como tens feito até agora, porque algumas pessoas diziam mais coisas acertadas se estivessem caladas.... beijos da tua sobrinha Diana

Anónimo disse...

Que pena terem encerrado o Blog! Não sou da aldeia, mas tenho aí raízes familiares, portanto gostava muito de fazer uma visitinha de vez em quando. É uma pena, mas nem sempre o trabalho que se faz em prol da terra é reconhecido. Acontece assim em todo o lado. Concerteza que quem mais vai sentir esta falta, são as pessoas que estão longe da terra e assim sempre iam tendo notícias do que lá se ia passando.
Parabéns Joaquim Carvalho e colaboradores pelo trabalho feito, voltem outra vez.
Um abraço
Albertina Ferrador