“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

domingo, 13 de novembro de 2011

Magusto na antiga escola

Por volta das 16 horas, já o lume tinha feito brasas suficientes para se porem as sardinhas a assar, a seguir a entremeada e as fêveras enquanto as castanhas acabavam de ser assadas no forno de casa do sr Licínio VilaNova.
O frio não foi um incómodo e a chuva apenas ameaçou com algumas gotas em breves momentos.
As sardinhas vão sendo colocadas nas grelhas já quentes.
Com a ajuda de duas forquilhas colocavam-se e retiravam-se as grelhas da fogueira, o calor era imenso e fazia corar .
Comia-se e bebia-se ao sabor de conversas acompanhadas de mais uma pinga de tinto.
O pão de trigo foi também cozido para este convívio entre fidalgos.
Alguns pães (ainda fresquinhos) que não foram consumidos, cerca de 2 quilos de castanhas por assar que eu ofereci e algumas rifas que já se vendem para a próxima festa da Srª da Penha, foram convertidos em euros.

A noite cai sorrateiramente....
O flash da máquina fotográfica não passa despercebido por quem fazia questão de ser fotografado, na intenção de serem vistos noutras terras pelos seus.
O meu tio Domingos Barroso quis salientar que além do sr Octávio, avô do Óscar, é o mais idoso da aldeia.
Decorreu tudo como previsto, a palavra convívio é a que assenta melhor neste magusto organizado pela Junta de Freguesia. Parabéns !

Sem comentários: